terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CAIXA DE PÁSSAROS: Não abra os olhos - de Josh Malerman


Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman (EUA)
Ano: 2014
Tradutora: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
Páginas: 268


Josh Eliot




Sinceramente, só vou fazer a resenha deste livro porque me dei ao trabalho de lê-lo de capa a capa.

Mais que sinceramente, não gaste seu tempo e dinheiro lendo esta porcaria. Trata-se da obra de estréia de Josh Malerman, que é cantor e compositor da banda de rock "Hight Strung" (outra sinceridade é que nunca ouvi falar em tal banda).




Josh me parece, ou pouco habilidoso ou jovem demais para escrever suspenses de alta intensidade com fenômenos paranormais envolvidos. Você praticamente é obrigado a intuir tudo no livro (o que poderia ser encarado por certos intelectualóides como mérito). Os personagens - TODOS - são pessimamente construídos.


Fiquei seriamente decepcionado com o fato de que o livro foi muito bem recebido pela crítica, tanto na Grão-Bretanha quanto nos Estados Unidos. Diz a wikipedia:

A recepção crítica para a caixa de pássaro tem sido positiva e Malerman recebeu comparações com Stephen King e Jonathan Carroll . [3] [4] O AV Clube deu o livro uma classificação B, escrevendo "Malerman sobrealcança um pouco em sua estréia, o que poderia usar tanta atenção para o elenco como para o clima, mas o clima é assustadoramente eficaz. Lendo-se sente como aceitar um desafio de andar em um lugar estranho, olhos fechados, sem idéia de quem, ou o quê, pode ser chegando a fazer contato. " [5]



Um homem do gabarito literário no gênero como Stephen King, render algum tipo de elogio ao verdadeiro imbróglio com milhões de coisas sem sentido e que não levam a lugar nenhum. Sequer o livro é capaz de despertar uma reflexão do tipo "O Pequeno Príncipe".

Um conselho: fique longe do livro e do futuro filme.