domingo, 3 de janeiro de 2016

Filme: Kasparov e o Deep Blue


Game Over-Kasparov And The Machine (2003) FULL Documentary com legendas

Garry Kasparov é considerado o maior enxadrista de toda a história do xadrez moderno. Conquistou seu primeiro título mundial em 1984, aos 22 anos contra o famoso Anatoly Karpov, em uma partida considerada "clássica".


KASPAVOV X DEEP BLUE
(vídeo enxadrístico das partidas)

Kasparov ganhou todos títulos possíveis. Teve, e tem, atividade política. Antes da queda do muro filiou-se ao PCUS, mas foi um dos que, de dentro do partido, ajudou na queda da União Soviética. Tentou concorrer contra Pútin, mas arrumou um inimigo que não esperava a envergadura, pois suas habilidades políticas não são as mesmas do xadrez. Kasparov foi preso brevemente, e hoje chegou a perder a nacionalidade russa, tendo passaporte croata (o que até é melhor, pois pertence à União Européia).

O filme em questão pode ser visto clicando no vídeo do youtube no topo da tela. Trata-se de um dossiê de todas as artimanhas da mega companhia da informática IBM no sentindo de esmagar Kasparov - e tudo que ele representa, mesmo que anos luz do comunismo - aumentar suas ações no mercado e promover um mega evento publicitário.


Foram dois "matchs". O primeiro, sem talvez o devido preparo da empresa, foi vencido por Kasparov no inverno de 1996.

Houve uma revanche e a IBM desmontou totalmente o Deep Blue e o reorganizou num andar inteiro de um prédio, com salas secretas de "operadores" e muitas medidas suspeitas. A mídia e vários filmes foram lançados afirmando que o ego de Kasparov não admitiu a derrota na revanche do ano seguinte. Mas as evidências estão muito claras no documentário, que vale a pena você assistir.