domingo, 7 de agosto de 2016

Resenha religiosa: Tratado de Devoção à Santíssima Virgem - S. Luís Maria Grignion de Montfort


Título: Tratado de Devoção à Santíssima Virgem
Autor: São Luís Maria Grignion de Montfort
Editora: Vozes
Ano: 44ª edição de 2014
Páginas: 320



São Luís Maria Grignion de Monfort foi sacerdote francês elevado à honra dos altares por sua exemplar fé mariana, inclusive no combate às heresias de seu tempo, particularmente os jansenistas, que tinham certa hostilidade com a devoção à Mãe de Deus, conforme a justa fé católica. O santo nasceu na cidade de Montfort-sur-Meu, localizada na região administrativa da Bretanha, no ano de 1673. Veio a falecer em 1726. É hoje candidato a tornar-se doutor da Igreja.

O livro em questão é um dos mais importantes tratados de mariologia. É dividido em oito capítulos, no qual explica detalhadamente os motivos pelos quais o verdadeiro cristão católico deve dar suma importância a Maria, ser devoto dela, apontando a maneira correta de fazê-lo, com abundante fundamentação teológica e bíblica. Além disso, trata-se de uma obra devocional, ensinando como consagrar-nos à Virgem Mãe, com exercícios espirituais e orações de grande valia.



O autor afirma sobre a Santa Virgem: “Ela deu Jesus Cristo ao mundo a primeira vez, a há de fazê-lo resplandecer também na segunda vez” (TVD 13)."

Abaixo, insiro um vídeo ilustrativo do padre Ricardo sobre a obra.