domingo, 19 de junho de 2016

O Grande Segredo do Xadrez Soviético - tradução livre de artigo do site chess.com

A famosa escola soviética de xadrez tem produzido centenas de mestres e dezenas de campeões mundiais. Milhares de treinadores de xadrez ensinar seus alunos usando "o método de treinamento Soviético."
Mas quem pode realmente descrever o que exatamente foi / é a escola soviética?
Wikipedia dá-lhe uma tentativa: " . Especialistas de xadrez na URSS descreveram a escola soviética de xadrez como um estilo acelerado, ousadia de jogo melhor exemplificado pela jovem geração de jogadores do pós-guerra"  
Hmm, em seguida, Tigran Petrosian era um atacante louco ou ele não era um produto da escola soviética.
O mesmo artigo na Wikipedia dá uma explicação melhor:
A principal contribuição da Escola soviética de xadrez não era o estilo de jogadores, mas sua ênfase em treinamento rigoroso e estudo do jogo, ou seja, considerando o xadrez um esporte em vez de uma arte ou ciência."
Agora faz mais sentido e a maioria dos jogadores de xadrez geralmente concordam com esta definição.
Aqui está o que Vladimir Kramnik tem a dizer:
"Exemplo e ensinamento de Botvinnik estabeleceu a abordagem moderna para a preparação para xadrez competitivo: o exercício físico regular, mas moderado; analisar muito cuidadosamente um repertório relativamente estreita de aberturas; anotar os próprios jogos, os de grandes jogadores do passado e os dos concorrentes; a publicação de um de anotações para que outros possam apontar eventuais erros; estudando adversários fortes para descobrir seus pontos fortes e fracos;. objetividade implacável sobre as próprias forças e fraquezas "  
Desde que eu era um estudante da famosa escola Botvinnik-Kasparov (assim como o próprio Vladimir Kramnik), estou absolutamente de acordo com esta afirmação.
Agora deixe-me fazer-lhe uma pergunta simples. É um fato bem conhecido que a equipe soviética ganhou praticamente todos os único evento que desempenhou. Estou a falar de olimpíadas de xadrez, campeonatos europeus e mundiais, etc.
No entanto, na última década, a equipe russa (que consiste dos jogadores que foram criados e treinados pela mesma máquina de xadrez Soviética) quase não ganhou nenhum Olimpíadas, apesar de ser favorito pesado em cada um deles.



Além disso, a última vez que verifiquei, o atual campeão mundial vem da Noruega e (surpresa!) Nem sequer fala russo! Então, o que aconteceu aqui? Será que os famosos métodos da escola soviética pararam de funcionar após o colapso da União Soviética?
Muitos autores de xadrez prometem revelar "os segredos escondidos da escola soviética", e ainda, de alguma forma, eu não vi o maior segredo revelado.
Mas hoje eu vou dizer a este mau grande segredo só para os leitores da Chess.com. A história desde a minha juventude será a melhor explicação para este segredo.
No final da década de 1980, fui convocado para o exército soviético e enviado para a cidade de Novosibirsk, que foi localizado no Distrito Militar da Sibéria. Tomando a oportunidade, deixe-me garantir-vos meus queridos leitores, que ao contrário da crença popular, não há ursos nas ruas de cidades da Sibéria.
Mas é ainda muito frio, local frio, especialmente no inverno. 
Felizmente, a divisão de desporto onde servi tinha nada a ver com o que pensamos quando ouvimos a palavra "exército".
Em mais de dois anos da minha serviço militar eu tinha que disparar o famoso AK-47  apenas uma vez durante o treinamento. Em vez disso eu deveria bater meus oponentes sobre o tabuleiro de xadrez para a glória do exército soviético poderoso.

Um dia, fui informado de que o nosso coronel chamado para mim. Quando entrei em seu escritório, ele calorosamente cumprimentou-me. Aqui eu tenho que mencionar que ele era um bom homem. Uma vez que ele realmente me salvou quando adormeci durante a manhã de formação política (que era basicamente uma palestra sobre as vantagens do comunismo sobre o capitalismo).
Não só eu dormir; Eu roncava também! Não ria, meu nariz estava congestionada desde que eu tinha um resfriado (eu mencionei que a Sibéria não é exatamente Hawaii?). Meu privação de sono poderia ter sido facilmente interpretada como traição nacional e ainda, graças ao nosso coronel, tudo terminou com apenas uma boa risada. Mas estou divagando aqui.
Após o nosso coronel me cumprimentou, perguntou onde eu preferiria jogar: no Campeonato Mundial Júnior, que deveria ter lugar em Adelaide, Austrália, em cerca de um mês, ou na equipa do Campeonato do Exército, que estava programado exatamente na mesma vez em Riga.
Depois da minha resposta esperada, ele explicou que se eu jogasse no Campeonato do Exército, gostaria de ganhar o meu júnior (com menos de 20 anos de idade) bordo com certeza e, portanto, trazer os nossos muitos pontos Distrito Militar da Sibéria na competição entre todos os distritos militares da União Soviética exército.



Agradeci-lhe a sua confiança em minhas habilidades. Para ser justo, Eu, na verdade ganhou a bordo júnior à frente de Ivanchuk no ano anterior (1987), bem como o ano mais tarde (1989), onde marcou 12.5 de 13 jogos. Ainda assim eu insisti que eu preferiria jogar no Campeonato Mundial Junior.
Então ele me perguntou se eu poderia garantir que eu iria ganhar uma medalha no Campeonato Mundial Junior. Imediatamente me lembrei de uma situação similar que aconteceu antes da partida  final de 1974 entre Karpov e Korchnoi. O vencedor iria jogar o campeonato mundial vs. Fischer.
Ambos os adversários foram perguntados se eles seriam capazes de bater Fischer. Karpov não teve quaisquer dúvidas sobre a vitória sobre Fischer, enquanto Korchnoi disse que neste momento ninguém pode bater Fischer. Nesse exato minuto, o destino desses dois grandes jogadores foram selados. Karpov se tornou um favorito do sistema dominante e Korchnoi ... bem, todos sabem o que aconteceu com Korchoi após a partida fated do ano de 1974.
No entanto, eu segui os passos de Korchnoi e respondeu que não poderia garantir que eu iria ganhar uma medalha no Campeonato Mundial Junior. O coronel me perguntou de novo porque eu preferia um torneio com um desfecho incerto sobre o torneio que eu estava indo para ganhar com certeza (pelo menos de acordo com ele).
Expliquei que uma vitória no Campeonato do Mundo Júnior dá uma norma GM e no passado sempre deu jovens jogadores promissores um grande empurrão para o nível superior de xadrez (por exemplo Spassky, Karpov e Kasparov venceu os campeonatos mundiais júnior).
Agora você pode ver que o nosso coronel era realmente um bom homem. Ele poderia ter simplesmente me mandou para jogar no Campeonato do Exército; ao invés disso ele me pediu para vir perto da parede com um grande mapa da União Soviética.
"Olha, Serper privada, este é um mapa da nossa bela pátria", disse ele enquanto apontava o dedo para a parede.
"Sim, senhor", Concordei prontamente.
"E isso, Serper privada, é o Distrito Militar da Sibéria." Ele fez um grande círculo com o dedo sobre um grande pedaço do mapa. 
"Sim, senhor", eu novamente assentiu.
"Esta pequena ilha, Serper privado", o coronel tocou o dedo em algum lugar sobre o Oceano Ártico ", também pertence ao Distrito Militar da Sibéria."
"Sim, senhor", eu repetia como um papagaio, ao olhar para uma conexão entre a pequena ilha no Oceano Ártico e no Campeonato Mundial Júnior na Austrália.
"Então, aqui está o negócio, Serper privada", o coronel sorriu. "Se você ganhar uma medalha no Campeonato Mundial Junior, em seguida, como você sabe,o sucesso nunca é culpado", invocando um provérbio russo bem conhecido.  "Mas se você terminar o torneio abaixo do terceiro lugar, em seguida, o resto do seu serviço militar terá lugar nesta pequena ilha ", ele terminou com ainda maior sorriso.

No primeiro momento eu não conseguia dizer uma palavra. Cada uma dessas pequenas ilhas no Oceano Ártico eram conhecidos como Chateau d'If do Distrito Militar da Sibéria. As pessoas raramente voltou ileso de lá. Desde que eu não tinha a minha Abbe Faria, as chances de um geek de xadrez como eu para voltar de uma dessas ilhas em um pedaço estavam perigosamente perto de zero!
Do outro lado eu sabia que se eu perder o que poderia ter sido a oportunidade de toda a minha vida, eu nunca iria me perdoar por ser um covarde. Então, tentando me recompor eu disse: "Obrigado senhor!" - Na esperança de que a minha voz trêmula não desistir do meu estado emocional.
Depois de um par de meses, e eu estava lutando contra os melhores jogadores de xadrez jovens de todo o mundo. Alguns dos meus jogos foram bons, como o próximo, onde joguei Michael Adams, o futuro super-GM. Anos mais tarde, Michael ganhou o apelido de "aranha" por sua capacidade de tecer uma teia em torno de peças do seu oponente.
No jogo seguinte, não estava claro quem era a aranha, eu ou o meu adversário. Sorrir
Alguns dos meus jogos não eram tão grandes, como o seguinte desastre vs. GM Susan Polgar (naquela época ela representava a Hungria e seu primeiro nome era na verdade Zsuzsa). Sempre foi difícil para mim jogar contra meninas ( ver esta história, por exemplo ), mas neste jogo em particular não tenho desculpas: Susan jogou muito bem e eu joguei mal, portanto, o resultado do jogo:
Felizmente, era a minha única derrota no torneio e o momento da verdade veio no jogo última rodada contra o GM Jeroen Piket da Holanda. Eu estava muito nervoso desde que foi o jogo que literalmente era para determinar a minha vida futura. As pessoas que fumam cigarros de uso para lidar com sua ansiedade, mas eu nunca fumei na minha vida.
Assim, em vez de um cigarro, eu bebi nada menos que 10 xícaras de café muito forte durante todo o jogo. Eu não sei como eu consegui sobreviver a esse jogo (especialmente o tempo problemas mútuo) como meu coração estava batendo o tempo todo. 
Agora me diga, que tinha uma melhor motivação neste jogo: um cara que ia passar mais um par de semanas na Austrália, juntamente com o seu treinador GM Sosonko, visitar a Grande Barreira de Corais e jogar muitos mais torneios de xadrez, independentemente do resultado da Campeonato do mundo Júnior, ou o seu adversário lutando pela sobrevivência pura, por uma chance de não congelar até a morte na remota ilha no Oceano Ártico?

Isso é o que eu chamo de escola soviética! 
Como o resultado deste jogo, eu empatou em primeiro lugar e teve uma recepção muito calorosa quando voltei aos meus quartéis.

                                   GM Gregory Serper, membro da comissão de autores de artigos do site chees,com.
Em 11/10/2oo6