sábado, 28 de novembro de 2015

O treino da mente: leitura, jogos de tabuleiro e cartas

De todas as formas de arte, a literatura certamente é aquela que mais nos faz pensar. O cinema, o teatro, a pintura, já trazem de certa forma "prontos" vários tipos de raciocínio que os livros nos obrigam a fazer. Na leitura, a fantasia anda solta; somos obrigados a construir os cenários descritos pelo autor, imaginar os personagens e acompanhar a trama.



Nos jogos de tabuleiro, em particular o xadrez, a estratégia e a tática se fazem necessárias para vencer o jogo. O xadrez é um jogo essencialmente estratégico, onde vários princípios regem a luta entre adversários que simulam uma guerra. As aberturas, a tomada do centro do tabuleiro, o movimento diferenciado das peças e, particularmente, o fato de termos que prever jogadas com antecedência, desenvolvem o raciocínio lógico.



Nos jogos de carta a matemática é o centro. No jogo de bisca, por exemplo, temos sempre que fazer os cálculos, de forma rápida, para atingir os pontos (15) afim de ganhar a rodada. Outros jogos são menos matemáticos, mas todos, de uma forma ou de outra, envolvem cálculos.



Jogar xadrez ou cartas, seja bisca, canastra, sueca, escova ou o clássico poker, nos fazem interagir com outras pessoas, fazer amigos e nos divertir. Temos que ter o cuidado para não cairmos no vício, principalmente nos jogos que envolvem apostas. O xadrez é um jogo de raciocínio, mas os jogos de cartas são, certamente, jogos que envolvem o acaso, por isso são chamados jogos de "azar". Ainda que existam técnicas e pensamento lógico matemático, as cartas são distribuídas de forma aleatória. Não há como ser "mestre" em jogos de carta sem uma dose de sorte.



A leitura não é um jogo, mas uma atividade solitária. Os jogos envolvem outras pessoas, o que cria uma atmosfera de amizade, a não ser que os envolvidos sejam fanáticos e tenham como único interesse ganhar a partido e/ou dinheiro.

Estou cada vez mais interessado em jogos, pois eles me fazem sair de todo tipo de isolamento. Jogue e divirta-se!