sábado, 3 de outubro de 2015

Teoria Política em Quadrinhos - "Conheça Marx" de Rius


Título: Conheça Marx
Autor: Eduardo del Rio (Rius)
Editora: Proposta Editorial
Ano: 1981 (1ª edição)
Páginas: 158
Formato: brochura

Sinopse e crítica: Conheça Marx do mexicano Rius é uma história em quadrinhos sensacional. O autor foi taxado de louco porque resolveu desenhar e escrever este livro. Mas o que resultou de seu trabalho foi uma pequena obra capaz de popularizar conceitos básicos do marxismo, bem como da vida de Marx e seus companheiros, de uma forma brilhante e extremamente simples e didática.

O livro traça um histórico das ideias materialistas desde a filosofia grega antiga até a elaboração da dialética. O autor utiliza de desenhos da própria pena e ilustrações. Tudo é em preto e branco. Seu humor fino é bastante peculiar, quando, por exemplo, fala da filosofia da Idade Média e diz:

"As poucas pessoas que não tinham nada para fazer, passavam o seu tempo tecendo variações teológicas sobre o sexo dos anjos, a imortalidade da alma ou os mistérios da santa trindade e da igreja. Tomás de Aquino foi um desses, que escreveu 21 volumes (de ginástica mental) para defender as doutrinas da igreja católica romana..."


Rius veio a se tornar o precursor quase de um gênero, pois depois dele surgiram vários outros livros em quadrinhos sobre Trotsky, o Manifesto Comunista, Che Guevara e outros. Uma forma gostosa, fácil e divertida de aprender sobre a vida dos grandes revolucionários e a ciência do materialismo histórico e dialético.