segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Conhecendo os cenários de Game of Thrones - diário de viagem


Como é sabido, um dos objetivos deste blog é também comentar e resenhar séries da TV. Uma das mais famosas dos últimos tempos é a maravilhosa "Game of Thrones", baseada na coleção "Crônicas do Gelo e do Fogo" de George R. R. Martin, publicada no Brasil pela editora Leya.

Recentemente, estive em viagem pela Europa, mas precisamente pela costa do mar Adriático, saindo de Trieste na Itália e indo até as ilhas gregas. Pelo trajeto, passamos por Split e Dubrovnik, duas cidades croatas que serviram de local para as filmagens de Game of Thrones.

A série, ambientada numa distopia medievalista, foi filmada em várias partes da Europa que guardam o estilo da alta Idade Média, como Belfast na Irlanda, Espanha, Marrocos, na ilha de Malta, Islândia e nas duas cidades croatas referidas. Nossa viagem passou pela Itália, Croácia, Montenegro e Grécia.

As cidades de Split e Dubrovnik são realmente encantadoras. 

Split é a segunda maior cidade croata, apesar de, em termos de Brasil, ser uma cidade pequena. Apesar das várias guerras que assolaram a região, Split, ou Spalato em italiano, mantém uma conservação singular dos seus edifícios históricos. É um porto estratégico dentro da geopolítica da região, por isso foi sempre muito disputada pelas diferentes potências econômicas. Já passou pelo domínio romano, bizantino e outros, até sua anexação à antiga Iugoslávia, que foi desmembrada após a queda do Muro de Berlim.
Split


Já Dubrovnik, que fica no extremo sul croata, é uma localidade absolutamente encantadora. Realmente temos a impressão que, quando entramos na chamada "cidade velha", estamos mergulhando na atmosfera de The Game of Thrones. Dubrovnik conserva muitos prédios e monumentos do período romano, uma muralha de proteção da cidade e paisagens urbanas muito singulares. É considerada patrimônio mundial pela Unesco. Em Dubrovnik foram filmadas as cenas relativas à "King's Landing" da série.

A indústria do turismo, principal atividade econômica de ambas as cidades, tem explorado muito o fato delas terem sido escolhidas como sets da série. Em todos os cantos vemos propagandas de excursões a pé pelos "caminhos de The Game of Thrones", bem como são vendidas todo tipo de bugigangas relativas ao programa. 


As duas cidades parecem verdadeiros formigueiros de turistas, vindos do mundo inteiro, particularmente em cruzeiros marítimos, pois ambas são portos. As partes mais antigas são apenas poucas quadras, mas movimentar-se nelas é uma verdadeira luta.


A Croácia, do meu ponto de vista, muito corretamente, preservou sua moeda local, a "kuna". Desta forma eles não ficam reféns da União Européia e da Troika. Muitos estabelecimentos comerciais sequer aceitam euros. No entanto, os preços para pequenos passeios, particularmente para os locais de visitação relativos à série, são exorbitantes. Para subir no alto da fortaleza da "King's Landing" paga-se cem kunas, o equivalente a 10 euros.

Foi uma viagem inesquecível e uma grata surpresa.