quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sobre John Green

John Michael Green 

(Indianápolis, Indiana, 24 de agosto de 1977) é um escritor estadunidense que ficou extremamente popular depois da adaptação de seu romance "A Culpa é das Estrelas", que foi um enorme sucesso de bilheteria.
Green ficou conhecido como um "escritor para adolescentes", o que não é propriamente exato, visto que, apesar da maioria de seus personagens serem "teenagers", seus livros abordam temas na maioria das vezes profundos. A suas histórias giram em torno de personagens tipo "nerd" que sofrem de problemas existenciais, como bullying, amores frustrados e rejeição.
Seu primeiro livro, com o título no Brasil traduzido por "Quem é Você Alasca?" (2005) é um romance magnífico, muito bem construído, extremamente criativo e com personagens muito fortes. "Looking for Alasca" foi um dos poucos romances de estreia de um jovem escritor agraciado com vários prêmios, e sucesso de crítica. Ganhou o Prêmio Michael L. Printz de 2006 da American Library Association. Durante a semana de 29 de julho de 2012, esta obra ficou em 10º na lista de best-sellers do New York Times, 385 semanas depois de ser lançado.
John Green mantém no YouTube um canal chamado Vlogbrothers, com seu irmão Hank, o qual tem grande sucesso de audiência. Além de literatura, comentários de seus livros e suas adaptações para o cinema, recentemente Green começou a postar vídeos sobre vários temas, como política e economia.

A bibliografia de John Green compreende as seguintes obras:

  • Quem é você Alasca? (Looking for Alasca, 2005)
  • O Teorema de Katherine (An Abundance of Katherines, 2006, (Com Maureen Johnson e Lauren Myracle)
  • Deixe a Neve Cair (Let It Snow: Three Holiday Romance, 2008 (Com Maureen Johnson e Lauren Myracle)
  • Cidades de Papel (Paper Towns, 2008)
  • Will & Will, um nome um destino (Will Grayson, Will Grayson 2010) (Com David Levithan)
  • A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars, 2014)